maio 19, 2006

International Day Against Homophobia

Foi este dia 17 de Maio o dia internacional de luta contra a homofobia!

Como tal decidi dar-vos este site que tem vários artigos sobre o que se tem feito na luta contra a Homofobia, em alguns países e ao nível mundial.

Aproveito também para por aqui uns dizeres de Louis-Georges Tin (Presidente do comité IDAHO):

"Também em Portugal a homofobia mata! Pensamos em particular no assassínio da Gisberta. E não é apenas disso que se trata! Os inquéritos mostram que os jovens não heterossexuais estão entre 7 a 15 vezes mais expostos ao risco de tentativa de suicídio do que os outros jovens. É uma triste realidade, que se explica pelo heterossexismo prevalecente: todos os pais esperam «naturalmente» que o seu filho ou a sua filha venham a ter um dia parceiros do outro sexo.

A questão de uma possibilidade alternativa nunca é encarada, e esta pressão social constante, como a atmosfera envolvente, totalmente invisível mas sempre omnipresente, torna-se cada vez mais sufocante. Alguns jovens já não sabem como safar-se dela. Solidão, depressão, e pronto. Quando falamos de homofobia, pensamos nos insultos, nas discriminações, nas agressões físicas. É que também isso é a homofobia, silenciosa, quotidiana e mortífera."